Centro de Estudos Vênetos no Paraná


O CEVEP, Centro de Estudos Vênetos no Paraná, tem como principal objeto de trabalho a língua Talian.


O CEVEP nasce oficialmente em Curitiba, em maio de 2018, com a finalidade de salvaguardar o Talian e difundi-lo também entre os mais jovens de forma que eles possam entender que a língua que aprenderam com os seus avós não prejudica a aprendizagem do Italiano Standard mas que, ao contrário, pode servir como ponte.

O CEVEP é um grupo multidisciplinar tendo como membros ativos professores, pesquisadores e estudantes das áreas de linguística, educação, arquitetura e história, pertencentes a três universidades do Paraná (PUCPR, UFPR e Unicentro); funcionário do Iphan/PR- Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional do Paraná); membros – detentores do Talian – das comunidades italianas de Curitiba e região metropolitana e do Museu Cristóvão Colombo.

Centro de Estudos Vênetos no Paraná

Tusi e tose, nós somos o Centro de Estudos Vênetos no Paraná, um grupo formado por pessoas de diversas áreas que juntos trabalham em prol da preservação e da manutenção do Talian.Conheça um pouco mais de nossas iniciativas no vídeo!Música: Nineta alla finestra – I Veneti in Brasile.

Publicado por Talian – Léngua e Cultura em Sábado, 23 de maio de 2020

Centro de Estudos Vênetos no Paraná é um grupo formado por pessoas de diversas áreas que juntos trabalham em prol da preservação e da manutenção do Talian. Conheça um pouco mais de nossas iniciativas no vídeo! Música: Nineta alla finestra – I Veneti in Brasile.

Dada a diversidade dos participantes e a variedade dos nossos interesses, a colaboração dos membros do centro é articulada em diversas frentes:

1- preparação de materiais didáticos para o ensino do Talian;

2- entrevistas, em especial às pessoas mais velhas das comunidades detentoras do Talian, e sucessiva organização e análise dos dados;

3- representação/divulgação do grupo em eventos voltados à comunidade;  

4- produção da coleção “Talian: la cultura e la lingua si raccontano”, com cinco brochuras referentes aos campos semânticos Língua, Trabalho, Alimentação, Religião e Família.

5 – produção do “Dicionário do Talian falado em Curitiba e região metropolitana”;

6- grupo de estudos

O nosso registro oficial na plataforma de pesquisa Diretório de Grupos de Pesquisas no Brasil pode ser consultado pelo link http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/345590

No site de Veneti & Veneti, jornal on-line dos vênetos no mundo, foi publicado a seguinte notícia sobre nós: http://www.venetinelmondo.org/parana-brasile-gruppo-di-studi-veneti-compie-il-suo-primo-anno-di-lavori/

Escrito por: Karine Marielly Rocha da Cunha

Contatos CEVEP:
Facebook: https://www.facebook.com/talian.lengua.cultura
Instagram: Talian – Léngua e Cultura
E-mail: talian.lengua.cultura@gmail.com

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Humanas
Letras Italiano

E-mail : italiano.ufpr@gmail.com
Telefone: (041) 3360-5232
Endereço: Rua General Carneiro, 460, 9º andar, Sala 923
Curitiba – PR – Brasil
CEP 80.060-150

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Humanas
Letras Italiano
E-mail : italiano.ufpr@gmail.com
Facebook : www.facebook.com/snspufpr/

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná - Letras Italiano

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR