E-mail: gabrielle.salvatto@ufpr.br
Narrativas de formação docente: espaços e trajetórias acadêmicas
Resumo:
Este projeto propõe uma abordagem (auto)reflexiva para o ensino de língua italiana e a formação docente no curso de Letras da UFPR, integrando a produção de narrativas pessoais à reflexão sobre o percurso acadêmico e a formação de futuros professores. Com foco na análise e produção de textos que abordam temas como identidade, pertencimento e trajetórias pessoais, o projeto busca proporcionar aos alunos uma experiência formativa e interdisciplinar. A metodologia inclui a análise de materiais culturais em língua italiana (literatura, cinema, música, artes urbanas, entre outros), seguida da produção de narrativas pessoais que exploram a relação dos estudantes com os espaços vividos, os quais servirão, também, para o desenvolvimento de materiais didáticos, permitindo a construção de uma linguagem crítica e autoral. Além de desenvolver habilidades linguísticas, o projeto visa fortalecer a permanência estudantil, ampliar o repertório cultural dos alunos e promover um ensino inclusivo e reflexivo. O processo de criação será mediado por atividades de comentários colaborativos e autoavaliação, aprimorando a competência linguística e analítica dos participantes. Assim, o projeto contribui para a integração entre teoria, prática e a experiência de vida dentro e fora dos contextos da universidade.
Grupo de pesquisa:
NuCLiH – Núcleo de Cultura e Língua de Herança – UFPR/USP
(https://www.nuclih.com.br/)