Apresentação


O Curso de Graduação em Letras Licenciatura Italiano está sob a tutela do DELEM, que, por sua vez, responde às orientações da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) da UFPR.

DADOS GERAIS DO CURSO

Tipo: licenciatura

Modalidade: presencial

Denominação: licenciatura em Letras Italiano

Regime: semestral

Local de oferta: Setor de Ciências Humanas (SCH)

Turno de funcionamento: matutino

Número total de vagas/ano: 20 vagas*

Carga horária total: 3200 horas

Duração do curso: 4 anos

Diploma concedido: licenciado em Letras Italiano

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS ITALIANO

OBJETIVOS DO CURSO

Formar professores de língua e literatura italianas, capazes de atuar no sistema de ensino público e privado, bem como elaborar cursos e materiais para demandas específicas. Aliado a esse objetivo principal, o Curso tem como meta também a capacitação de profissionais para atuar na pesquisa, na tradução ou na redação ou revisão de textos, nos mais diferentes contextos, como editoras, jornais, revistas, empresas públicas e privadas, e em qualquer ambiente onde um profissional capacitado em língua, literatura e cultura italianas seja necessário.

Para alcançar tais objetivos o licenciado em Letras Italiano deverá ser capaz de utilizar, descrever, analisar e explicar a estrutura e o funcionamento da língua italiana nas diversas situações e ambientes em que esta se manifesta, bem como fazer-se mediador intercultural entre as culturas italiana e brasileira.

HISTÓRICO DO CURSO

O curso de língua italiana está presente na formação de alunos de diferentes cursos de graduação, extensão e pós-graduação da UFPR desde a década de 30, antes mesmo da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná, criada em 26 de fevereiro de 1938, ser integrada à Universidade, o que ocorreu em 1946.

Além de atender à comunidade da UFPR, o italiano também fazia parte da formação dos alunos de Letras daquela Faculdade. Na época, o Curso de Licenciatura em Letras, estruturado pelo Decreto-Lei nº 1190, de 4 de abril de 1939, oferecia as habilitações em Letras Clássicas, Letras Neolatinas e Letras Anglo-Germânicas. Esse modelo vigorou até 1962, quando foi reestruturado pelo Conselho Federal de Educação.

Conforme a determinação do Conselho, os Cursos de Licenciatura em Letras passaram a oferecer a habilitação geral em Português e Literaturas de Língua Portuguesa e, paralelamente, as habilitações opcionais específicas em Língua e Literatura Latina ou em Português e Literaturas de Língua Portuguesa, acrescida de uma ou mais Línguas Estrangeiras Modernas, com as respectivas Literaturas, à escolha do aluno, dentro das possibilidades oferecidas pela instituição (Cf. Resolução CFE s/nº de 19/10/1962, artigos lº, §§ lº e 2º, alíneas “a” e “b” e Parágrafo único). O italiano era uma dessas possibilidades.

Nesse modelo, as entradas no Vestibular não indicavam a língua estrangeira moderna escolhida pelo aluno; havia uma entrada única para todos os estudantes de Letras. Somente em 2008, com a reforma curricular do Curso de Letras (Resolução nº 13/07 CEPE-UFPR), o italiano passou a ser uma habilitação do Curso, com entrada anual de 15 alunos.

Com a reforma de 2019, obedecendo a Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, a Licenciatura em Letras Italiano não será mais uma habilitação do atual Curso de Letras e, sim, um Curso autônomo de Licenciatura com entrada anual de 20 alunos.

Voltar

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Humanas
UFPR Letras Italiano

E-mail : italiano.ufpr@gmail.com
Telefone: (041) 3360-5232
Endereço: Rua General Carneiro, 460, 9º andar, Sala 923
Curitiba – PR – Brasil
CEP 80.060-150

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Humanas
UFPR Letras Italiano
E-mail : italiano.ufpr@gmail.com
Facebook : www.facebook.com/snspufpr/

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - UFPR Letras Italiano

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR